sábado, 12 de maio de 2012

NOTÍCIA

“JORNAL CORREIO DO POVO, 
Porto Alegre, Rs, veiculado dia 28/04/2012”
Uma professora estava ensinando a uma turma de 5ª série, as diversas utilidades dos números na vida cotidiana, e usando os recursos simples disponíveis na escola, tentava explicar o funcionamento do código de barras, presente em muitos documentos, em etiquetas de preços de produtos e em muitas situações do dia a dia. Quando um aluno pega o seu celular e pergunta: 
- É sobre isto que a professora esta falando? Nem mesmo ela sabia que celulares possuíam scaners para código de barras com leitor ótico. A professora agradeceu a contribuição do aluno que fez a demonstração do funcionamento do mesmo, para surpresa e curiosidade dela própria e da turma,
demonstrando a sua habilidade e o seu conhecimento.
Na matéria do jornal ela faz uma reflexão sobre a dificuldade dos professores de estarem a frente do conhecimento moderno, principalmente no que diz respeito ao mundo eletrônico e de informática, não sendo os professores, mais detentores absolutos, como antigamente. As informações evoluem em grande velocidade, e verdadeiramente, não há como saber tudo, tornado-se cada um co-adjuvante na construção do conhecimento em sala de aula e na vida.

3 comentários:

  1. Muito bom o blog Teresa, principalmente o artigo "Um novo modo de olhar o mundo", com o seu ótimo exemplo do modo criativo de convencimento, no caso dado para subir escadas, mas que devemos transpor para todas as situações possíveis da prática pedagógica, onde despertar o interesse do aluno para o assunto trabalhado é a verdadeira função do professor.
    Temos que usar nossa criatividade e desenvolver um novo olhar para o uso das novas tecnologias a nosso favor e em prol da aprendizagem e desenvolvimento significativos de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tereza, parabéns pelo blog.
    Gostei muito das suas postagens e reflexões.
    Também acho que um caminho viável para o melhor uso das tecnologias seria o investimento em capacitação dos profissionais docentes, de forma que o governo integrasse o "conhecimento para todos" em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  3. oi tereza, você está de parabéns!!!muito bom mesmo o blog e as publicações. um abraço.

    ResponderExcluir