sábado, 12 de maio de 2012

APESAR DA LEI, ALUNOS USAM CELULARES NA SALA DE AULA


destaquesocial.com.br
Em outra sala de aula, de ensino médio, dos 26 alunos presentes, 18 utilizam, constantemente, o celular
Cresce o número de alunos, que colocam em suas mochilas de material escolar a telefonia móvel. Na Escola Estadual Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, de Monte Aprazível, apesar da Lei Estadual que proíbe o uso de aparelhos celulares durante as aulas e a conscientização do corpo docente para os jovens e pais, é possível encontrar dezenas de aparelhos em cada sala.

Durante a visita da reportagem do Jornal de Monte à turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma sala onde existiam 26 alunos presentes, apenas uma jovem não trazia o aparelho para sala de aula. Todos os outros 25 alunos relataram que já haviam utilizado o celular na sala de aula e, muitas vezes, para atender ligação dos próprios pais.

O governador de São Paulo, José Serra, sancionou o projeto de lei, no ano passado, que proíbe o uso de telefone celular nas escolas durante o horário de aula. De acordo com o texto, o uso do aparelho está proibido nos “estabelecimentos de ensino do estado”, cabendo aos professores a fiscalização e às escolas definirem a punição aos alunos que desrespeitarem a norma.

Na escola Capitão, os professores são orientados a recolher os aparelhos que estão atrapalhando a aula e entregar à direção, só podendo ser entregue aos pais ou responsável do aluno. “Apesar de tanta fiscalização, conscientização e pedidos na reunião de pais e mestres, os alunos continuam atendendo os celulares na sala de aula, brincando, assistindo TV ou ouvindo música. Se isso não for conscientizado, teremos que recolher os celulares que atrapalharem a aula e entregarmos à Polícia Civil, para serem entregues aos responsáveis legais”.

Segundo os alunos entrevistados, é automático o uso de aparelho dentro das salas. “O celular deixou de ser acessório, agora é fundamental. Somos inseparáveis: estilo mãe e filho”, relatou uma jovem. “É automático: tocou é inevitável não atender”, afirmaram outros.

Veja mais notícias, informação, entretenimento e cobertura de eventos em www.destaquesocial.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário